Logo Passos RH Home Passos RH
Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu
Elaborando um currículo atraente
Aumentar fonte Diminuir fonte

Quem procura um emprego ou estágio, precisa passar pela tarefa de elaborar um currículo com qualidade. Ele é quem vai abrir portas em empresas para a realização de uma entrevista. Trata-se de um cartão de visitas da sua vida profissional. Mas o que colocar em destaque? Como escrever? Muitas dúvidas podem surgir, por isso fique atento às informações abaixo para se destacar e aumentar suas chances na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Itens fundamentais de um currículo:

Objetivo - Cargo pretendido. Pode ser até três cargos, desde que tenham similaridades de funções dentro da área desejada.
Exemplo: Vendedor/ Atendimento comercial

Formação – Nível de escolaridade. Pode ser fundamental, médio, tecnológico ou superior, sendo completo ou incompleto. Também é bom colocar onde você concluiu os estudos. Se ainda falta concluir, coloque a previsão de término e o horário em que estuda.
Exemplo: Ensino Médio completo - Nome da escola.

Experiência ou Trajetória Profissional – Comece da mais nova para mais antiga. Conte por quais empresas passou e quais cargos você já teve. Coloque as datas de permanência ou então especifique com “atual” caso ainda esteja trabalhando e queira novas oportunidades. O mais importante é detalhar suas funções informando suas tarefas em cada emprego, assim como tarefas nas quais se destacou.

Exemplo:
Nome da empresa (Dez/2007 a Dez/2009)
Cargo: Vendedor
Atendimento ao público para a venda de produtos. Acompanhamento de pós-vendas, pedidos e entregas. Colaboração em projetos de reciclagem da empresa para diminuição de custos operacionais.

Cursos – Não deixe de fora seus cursos de aprimoramento em informática. Deixe claro qual seu nível de aprendizado (básico, intermediário, avançado). Também destaque outros cursos que tenha realizado para complementar sua experiência.
Exemplo:
Curso de Técnicas de vendas – Nome do professor / Escola - (duração 50 horas).

Idiomas – Caso tenha realizado algum curso para aprender outra língua, coloque-o também em seu currículo sempre informando seu nível: básico, intermediário, avançado ou fluente.

Extras – São informações que podem somar qualificações ao seu currículo. Se você já morou em outro país ou participou de algum projeto social, coloque neste item. Aquele trabalho temporário também pode constar. Afinal, toda experiência é válida na hora.

Não tem experiência ainda?
Muita calma nessa hora. O primeiro emprego ou estágio realmente pode trazer uma dificuldade maior na elaboração do currículo. O importante é não mentir. Use sempre a verdade sobre sua experiência, mostre sua vontade de aprender. Talvez alguma atividade que tenha feito informalmente possa ser útil nessa conquista. Se couber em seu orçamento, verifique a possibilidade de fazer um curso que possa ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho.

Dicas

Seja objetivo no texto, mas não “enxugue” demais suas experiências.

Tente focar sua experiência do currículo na área em que deseja a oportunidade.

Sempre que for enviar ou entregar um currículo coloque o cargo de acordo com a vaga em aberto.

Não envie sempre o mesmo currículo para várias empresas. Cada empresa merece sua atenção e a elaboração de um currículo específico. Se a função for mais técnica, exigindo conhecimentos específicos, dê mais destaque à formação escolar.

Se a vaga for para uma atuação mais prática, como por exemplo serviços de pintura, destaque sua experiência profissional prévia. Caso não tenha essa experiência, mostre no item extras as habilidades que o ajudariam a fazer o trabalho.
 

Voltar

Ícone do endereço R. Manuel Borba, 257 | 2º andar | sala 25 | Santo Amaro | São Paulo-SP | CEP: 04743-010
Ícone do endereço Telefone: (11)  Separa telefone   5541 9436 • 5541 0163 • 5524 0969 • 5685 3903
Ícone do endereço e-mail: selecao@passosrh.com.br