Logo Passos RH Home Passos RH
Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu Barra Separar Menu
Como se dar bem na entrevista?
Aumentar fonte Diminuir fonte

As provas de conhecimento (português, matemática, inglês) finalmente terminaram e você conseguiu chegar à reta final do processo seletivo. Parabéns! Agora só falta passar pela entrevista pessoal, que pode ser dividida em duas partes:

- RH: o pessoal da área de Recursos Humanos da empresa geralmente avalia com mais atenção o seu comportamento e a sua personalidade. Apenas responda às perguntas.

- Chefe: nessa conversa você pode e deve mostrar todo o seu conhecimento na área de trabalho. Demonstre profissionalismo e experiência; se necessário use os termos técnicos da sua área.


Apesar da tensão geralmente presente nessa fase - afinal, você quer mostrar o seu melhor para conquistar a vaga – a conversa com o entrevistador não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Confira as nossas dicas que vão te ajudar a preparar a cabeça (e o coração) para esse momento tão importante:

- Antes da entrevista, procure se informar sobre a empresa e o cargo que você se inscreveu. Isso vai te ajudar a imaginar o clima da conversa, o perfil das pessoas que podem trabalhar com você e até o jeito de se vestir no dia (mais formal ou informal). Aproveite para conferir o endereço e o meio de transporte, para não chegar atrasado.

- Seja educado e cortês durante a apresentação. Um aperto de mão firme acompanhado por um “bom dia” ou ”boa tarde” são ótimos para introduzir uma conversa. Preste atenção na sua maneira de falar e evite usar gírias.

- Controle a ansiedade e busque a sintonia na conversa com o entrevistador. Concentre-se no assunto, fale com clareza e sinceridade e seja direto nas respostas. Você pode mostrar interesse na vaga pela sua postura corporal (que, apesar de relaxada, deve mostrar profissionalismo) e pelas suas perguntas sobre a atividade a ser exercida. Só tome cuidado para não ser invasivo.

- Mostre seus conhecimentos e suas habilidades, mas não force a barra. O entrevistador tem experiência para detectar contradições, mentiras e expectativas e usar todos os sinais transmitidos para analisar se você se encaixa no perfil que a empresa procura.

- Durante a conversa, não fale mal de ex-chefes ou de empresas anteriores. Evite colocar restrições quanto ao horário de trabalho e explicar a sua pretensão salarial com as suas necessidades financeiras pessoais. Não se esqueça: você quer mostrar competência, profissionalismo. Deixe as questões delicadas para depois.

- Na saída, agradeça o tempo do entrevistador e se despeça da mesma forma que chegou: um aperto de mãos, um “até logo”. Resista ao impulso de entrar em contato no dia seguinte perguntando se você será contratado. Essa atitude pode mostrar insegurança e imaturidade, além de fechar as portas de uma empresa que poderia querer contratá-lo no futuro.

Voltar
 

Ícone do endereço R. Manuel Borba, 257 | 2º andar | sala 25 | Santo Amaro | São Paulo-SP | CEP: 04743-010
Ícone do endereço Telefone: (11)  Separa telefone   5541 9436 • 5541 0163 • 5524 0969 • 5685 3903
Ícone do endereço e-mail: selecao@passosrh.com.br